sexta-feira, 29 de abril de 2011

Moral

Moral



O que é a moral?

A moral designa, antes de tudo, aquilo que é objetivamente bom e, portanto, deve ser feito pela pessoa, independentemente das vantagens ou desvantagens que daí possam provir. Sócrates expressou muito bem esse caráter da moral quando disse que prefere ser vítima da injustiça a cometer a injustiça. Quando a pessoa assume essa postura existencial não só os seus atos são bons, mas ela mesma se torna boa moralmente. Torna-se uma boa árvore, que produz sempre bons frutos. Em outras palavras, torna-se uma pessoa virtuosa.

A moral também designa aquilo que é digno do ser humano por oposição ao que é indigno. Ser fiel a um amigo é digno do ser humano. Ser infiel é indigno. Defender a vida de um inocente é digno do ser humano. Tirar a vida a um inocente é indigno.

A moral designa ainda aqueles atos que estão não só de acordo com o dever, mas que são feitos por respeito ao dever, na expressão de Kant. Se um comerciante vende sempre pelo preço justo para não perder a freguesia, ele não coloca um ato moral. Mas, se ele vende pelo preço justo por respeito ao dever (é a sua consciência que exige isso), então o seu ato é moral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário